Gyn: entenda a origem do apelido de Goiânia

Goiânia é conhecida como GYN por muita gente, mas poucos sabem o motivo por trás dessa sigla. A cidade é a capital do estado de Goiás e um importante centro econômico e cultural da região.

Por que Goiânia é conhecida como Gyn

Goiânia, a capital do estado de Goiás, é conhecida por muitos como “Gyn”. Mas qual é a origem desse apelido?

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Quer viajar melhor? 🌍​

Junte-se a milhares de viajantes que estão transformando suas aventuras com roteiros personalizados. Receba dicas exclusivas e inspire-se toda semana.


E é grátis – inscreva-se abaixo:

De acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos, a sigla Gyn foi criada para simplificar a comunicação entre os aeroportos. Assim como existem siglas para outras cidades, como BSB para Brasília e SSA para Salvador, Gyn foi adotada como a sigla para Goiânia.

E não, não tem a ver com academia e muito menos com aquela bebida alcoólica.

Teoria por trás da sigla Gyn

Existe uma teoria de que o apelido Gyn remonta aos primeiros habitantes da cidade, os índios goianos.

Segundo o que os habitantes mais velhos da cidade contam, o apelido Gyn foi dado pelos primeiros habitantes, que eram índios goianos, e significa “casa de areia” ou “lugar onde a terra é quente”.

No entanto, é uma teoria popular sem nenhuma evidência, mas que provavelmente seus avós vão gostar.

2 thoughts on “Gyn: entenda a origem do apelido de Goiânia

  1. “Além do sentido exposto pelo professor Alfredo de Castro, a palavra Goiânia se origina de Goyanna, do tupi-guarani, que significa “terra de muitas águas”. A definição é plenamente justificável, já que nossa cidade é prodigiosa em cursos d’água: possui 85 mananciais catalogados, sendo o Rio Meia Ponte, quatro ribeirões (Anicuns, João Leite, Capivara e Dourados) e 80 córregos.

    E foi assim que nossa bela cidade passou a ser chamada Goiânia. E com essa informação, a série Nossa História, publicada semanalmente nas redes sociais da Alego, é encerrada. A postagem deste sábado traz ainda mais uma foto histórica, da Avenida Anhanguera, em plena década de 1960, bem diferente de como a via está atualmente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Sei Onde Logo

Seu planejador de viagem especializado em roteiros personalizados. Economize tempo e tenha experiências inesquecíveis com planos de viagens feitos sob medida para você.

Suporte

Empresa